Em Maio de 2020, quando começamos os estudos para a criação de velas aromáticas fomos impactados pela enorme quantidade de informações, processos e detalhes que consiste em produzir um produto de boa qualidade.

Com isso percebemos que, como consumidores de velas aromáticas, sabiamos muito pouco sobre os produtos que estavamos consumindo na época. Também percebemos a escassez de informações e falta de transparência por parte da maioria dos fornecedores sobre a composição e procedência dos produtos e matéria prima comercializadas.

Para nós o mais importante sempre foi criar um produto com muita qualidade, seguro para o consumo e sem ingredientes nocivos para a saúde.

Temos muito orgulho de tudo o que construímos até agora, por isso queremos dividir com vocês algumas informações importantes sobre nossas velas.

Cera

No mercado nacional e internacional encontramos muitos tipos de cera que são comercializadas como vegetal, porém esses produtos contém uma porcentagem de parafina que pode chegar até 50% de sua composição. A parafina é um derivado de petróleo, produto não renovável e que está atrelado a vários problemas ambientais, desde sua extração, transporte e consumo.

A cera das nossas velas é 100% vegetal, não utilizamos nenhuma porcentagem de parafina nem ingredientes derivados de petróleo.

Após meses de desenvolvimento e testes chegamos na composição perfeita para o que consideramos ser o padrão ideal de uma boa queima e essa composição é utilizada em todas as nossas velas artesanais.

Essências

Quando procuramos por fornecedores de essências percebemos a falta de transparência e conhecimento sobre a lista de ingredientes que compõe os produtos comercializados e os possíveis riscos à saúde causados por esses ingredientes. Muitos não disponibilizam ou não possuem laudo técnico, certificação nem laudo de segurança.

Notamos também a falta de regulamentação que existe no Brasil para essa industria que faz parte de quase todos os produtos de beleza, cuidados com o corpo e limpeza doméstica que consumimos.

Uma das características mais importantes de uma vela é a qualidade do aroma e para nós isso também inclui não possuir em sua composição ingredientes nocivos a saúde.

Somente utilizamos nas nossas velas essências livres de componentes nocivos presentes na maioria das essências comercializadas atualmente.

O estado da Califórnia (Estados Unidos), conhecido por prezar a qualidade de vida, saúde e melhora dos cuidados que temos com o meio ambiente, possui uma lei com o propósito de proteger seus moradores contra fontes de substâncias tóxicas que causam câncer e defeitos congênitos (lei Proposition 65).

Provavelmente você já sabe que na Sooví somente utilizamos essências livre de ftalato mas também excluímos de nossas velas todos os ingredientes listados na lei Proposition 65.

Todas as nossas velas são livres de:

  • Ftalato
  • Todos os ingredientes inclusos na lista da lei Proposition 65
  • Cancerígenos
  • Mutagênicos
  • Toxinas que causam intoxicação aguda e reprodutiva

Pavio

Optamos pelo pavio de madeira porque além do barulhinho maravilhoso que ele faz quando queima, encontramos um fornecedor alinhado com nossos valores.

Nosso pavio é produzido a partir de madeira natural, sem tratamento e sem toxinas.

A madeira utilizada possui certificação e é obtida de forma ética e ecológica.

Somos parte de um programa que planta árvores a cada compra que fazemos para repor nossos estoques.

Além de tudo isso, não utilizamos em nossas velas nenhum ingrediente derivado de animais ou testado em animais.